Fluxo de Caixa e qual a importância para seu negócio?


Provavelmente você já ouviu falar nesta expressão, fluxo de caixa, mas do que se trata e qual sua importância?


Fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que mostra, detalhadamente, os valores de entrada, saída e inadimplência de uma empresa e seu cálculo é feito a partir das disponibilidades, ou seja, dos saldos existentes em contas bancárias e dinheiro disponível. O controle de um fluxo de caixa garante a identificação de quanto e quando os recursos financeiros podem ser usufruídos.


É muito importante entender como acompanhar as finanças da sua empresa para não acabar desandando. Além disso, é essencial manter o fluxo de caixa para entender e controlar corretamente seu empreendimento. É, através de um fluxo de caixa, que o empreendedor poderá saber se seu negócio está financeiramente saudável.


Com o fluxo de caixa o empreendedor consegue acompanhar e analisar as movimentações financeiras ao longo do tempo e tomar a melhor decisão com o capital da empresa.


Diante disso, o empreendedor poderá:


  • Saber se vai sobrar ou faltar dinheiro futuramente;

  • Flexibilizar prazos de pagamentos aos clientes sem comprometer as atividades da empresa;

  • Entender quando negociar um maior prazo com os fornecedores;

  • Analisar quando e se há necessidade de financiar as atividades através de empréstimos e/ou financiamentos.


Elaborar e colocar em prática o fluxo de caixa possibilita também que o empreendedor conheça a real situação do seu negócio num futuro próximo, podendo assim, tomar medidas preventivas evitando comprometer o bom andamento das atividades.

25 visualizações0 comentário