CONTABILIDADE E SAÚDE FINANCEIRA

CONTABILIDADE E SAÚDE FINANCEIRA

Sua empresa precisa saber disso

Hoje, de uma maneira simples e direta, vamos falar sobre como a contabilidade estratégica pode ajudar a saúde financeira da sua empresa.

É fato consumado que nos dias de hoje os contadores já superaram a fase burocrática e estão muito mais próximos da gestão, contribuindo com informações valiosas, análises financeiras e projeções diversas. E esta já seria parte da resposta. Atualmente, as rotinas fiscais, trabalhistas e contábeis são apenas o pacote básico, pois o diferencial está no papel estratégico do contador e seu apoio fundamental à tomada de decisão.

O conceito de contabilidade estratégica, também chamada de contabilidade gerencial, consiste na evolução do conceito básico do que é contabilidade, pois adiciona à disciplina conceitos de gestão empresarial.

Algumas de suas qualidades mais importantes são a possibilidade de desenvolver e monitorar novas estratégias, e ainda aprimorar os controles da companhia. Assim, pode interferir diretamente no planejamento estratégico e ajudar os gestores a tomarem decisões mais interessantes.

Algumas aplicações práticas da contabilidade estratégica

A contabilidade estratégica atua diretamente nas tomadas de decisão, portanto ela intervém, de forma positiva, em diversos setores e atividades empresariais. É o caso, por exemplo, de investimentos, custos, pessoal, financeiro e precificação.

Ela também influencia nas estratégias de investimento, estratégias de custos, estratégia de pessoal, estratégia financeira e estratégias na precificação.

A contabilidade estratégica possibilita uma ampla visão do negócio como um todo. Ela analisa e informa os dados financeiros de forma precisa e real. Assim, as atividades são desenvolvidas de maneira racional. Por exemplo, se ela identificar que as finanças não estarão favoráveis em alguns anos, essa realidade ficará bem clara para os administradores.


Esses dados são fundamentais para que a companhia atinja objetivos a longo prazo, pois permite que projetem mudanças de rumo antes que qualquer prejuízo seja causado. O melhor é que essa vantagem atinge todos os setores da companhia de forma generalizada, já que aprimora a eficiência e a produtividade, e ainda impulsiona o faturamento de todo o empreendimento.

Por tudo que foi mencionado, a contabilidade estratégica hoje é uma necessidade e, de fato, uma realidade para empresas saudáveis no aspecto financeiro. Para saber mais sobre o assunto, fale com os especialistas da Controller e descubra o que mais a contabilidade estratégica pode fazer pelo seu negócio.

0 visualização

Precisa de ajuda? Consulte nossos especialistas de plantão via whatsapp.

  • Branca ícone do YouTube
92 - Logotipo.png