CONTABILIDADE COM FOCO EM COMPLIANCE? NOSSOS ESPECIALISTAS EXPLICAM

Atualizado: Ago 10


Antes de mais nada, vamos rever o que é compliance. O termo vem do verbo (em inglês) “to comply”, ou seja “agir de acordo com uma ordem, um conjunto de regras ou um pedido”, segundo o Cambridge English Dictionary.


No vocabulário corporativo, “Compliance” relaciona-se com os termos conformidade ou integridade corporativa, que abrange todos os conjuntos de regras que cada empresa deve observar e cumprir. Isso inclui não apenas os assuntos ligados aos sistemas anticorrupção, como também ao cumprimento de obrigações trabalhistas, ambientais, concorrenciais, fiscais (contábeis e tributárias), regulatórias, entre muitas outras.


Ele é o conjunto de práticas para garantir o cumprimento correto e coerente de todas as exigências da legislação em relação à contabilidade empresarial. Ele atua por meio de três vias: a gestão de riscos, a governança corporativa e a gestão de processos.


O primeiro passo, além de escolher uma empresa especialista para o seu negócio, é desenvolver um regulamento interno que esteja alinhado às normatizações estatais. Além disso, é essencial promover a inspeção constante das práticas contábeis.


Nesse processo, é importante mapear as atividades associadas à contabilidade, avaliar os objetivos do negócio, mensurar riscos e promover a adequação às leis.


O apoio de profissionais especializados para trabalhar ao seu lado é indispensável nessa jornada, mas os resultados valem a pena.


O compliance traz vantagens para a organização como: Identificação dos riscos que podem comprometer o negócio, Redução de incidência de fraudes, Evitar o desvio de recursos, Melhoria na tomada de decisão e Imagem positiva para a empresa.


Ele cria uma estrutura sólida, para que a companhia esteja em regularidade com a lei, cumprindo suas responsabilidades e preservando uma excelente imagem no mercado. Isso cria um ciclo produtivo positivo para colaboradores e consumidores.


Normas trabalhistas, normas contábeis, ambientais, tributárias, normas de órgão regulador, órgão licenciador, Lei Geral da Proteção de Dados, Lei Anticorrupção. Tudo isso são pontos importantes para a gestão. E a boa notícia é que a Controller cuida de tudo isso para a sua empresa.


Descubra ainda mais o que os nossos especialistas podem fazer pelo seu negócio.

11 visualizações

Precisa de ajuda? Consulte nossos especialistas de plantão via whatsapp.

  • Branca ícone do YouTube
92 - Logotipo.png