Conectando iniciativas estratégicas da organização!

Viabilizar a inovação e a transformação digital.

Estratégia => Processos => Pessoas =>Inovação=>Projetos=>Transformação Digital.


Todos nós sabemos que não há uma receita mágica que de uma hora pra a outra vai solucionar todos os desafios enfrentados por uma organização. Também, é do conhecimento de todos que não necessariamente o que funciona em uma empresa funcionará em uma outra. Afinal de contas, estamos falando de realidades distintas e cada realidade possui seus próprios desafios e contextos. Entretanto, gostaria de deixar uma sugestão de caminho para sua reflexão e que de repente pode contribuir para que você construa o caminho mais adequado para o seu cenário.


1) Estratégia“Uma vez que” você elaborou o seu planejamento estratégico, definiu objetivos, indicadores, metas, projetos, ações, executa e acompanha os resultados de cada iniciativa periodicamente e tem conhecimento dos objetivos estratégicos da organização, ou seja, o alvo que precisa ser atingido, e assim, entregar maior valor para os seus clientes. Como consequência do aumento da satisfação dos seus consumidores com seus produtos e serviços, você irá conseguir gerar melhores resultados financeiros para sua empresa.


2) Processos“Compreende que” a estratégia organizacional é entregue por meio dos processos/rotinas de trabalho que permeiam todas às áreas da empresa e os mesmos por sua vez, podem ser restruturados e melhorados, por exemplo identificando atividades que: 1) não agregam valor diretamente para o cliente e não são obrigatórias para as próximas etapas do processo (Ação: Eliminar); 2) Atividades que não agregam valor para o cliente mas são obrigatórias paras as próximas etapas do processo (Ação: Reduzir ou Automatizar) ; e 3) Atividades que agregam valor direto para o cliente (Ação: Focar e melhorar sempre). A sugestão aqui é sempre pensar no cliente e que não existe o meu processo ou o seu processo, e sim! O “NOSSO PROCESSO” que entrega valor para o nosso cliente e contribuem para que ele alcance seus objetivos e consequente faz com que nós também possamos alcançar os resultados definidos no nosso planejamento estratégico.


3) Pessoas – Entende que” não importa se você tem o melhor método do mundo, a melhor solução em tecnologia, a melhor estratégia e sim, que "PESSOAS" são quem entregam o resultado, executam as projetos, ações e iniciativas definidas anteriormente no planejamento estratégico. São pessoas que de fato transformam toda e qualquer organização e fazem com que os objetivos sejam alcançados. Então, cuide! Escute! Engaje as pessoas nas iniciativas organizacionais, façam com que elas se sintam importantes e pertencentes ao resultado, ajude! Colabore! Afinal, Atitude muda Tudo!


4) Inovação“Percebe que” inovação é feito por pessoas e para pessoas e que há oportunidades de inovar em processos, produtos, serviços, novos modelos de negócio e que inovar com foco em melhorar a experiência/jornada do cliente é um caminho muito interessante a ser seguido e com certeza! Pode trazer melhores resultados para o seu negócio e principalmente melhorar a satisfação do cliente com seus produtos e serviços.


5) Projetos“Constata que” todas as iniciativas que foram identificadas em busca do alcance dos objetivos organizacionais, melhorando processos, engajando pessoas, inovando e transformando o seu negócio com o foco de oferecer a melhor experiência para o seu cliente, precisam ser priorizadas e serem partes do seu portfólio de projetos incluindo os de inovação e transformação digital. Logo, você vai precisar gerenciar todos estas iniciativas de forma disciplinada porque elas precisam ter início, meio e fim e entregar o resultado esperado, pois ideia boa é ideia realizada.


6) Transformação Digital – Espero que” eu tenha conseguido contribuir um pouco para que possamos entender que transformação digital não é apenas e exclusivamente sobre implantar novas tecnologias que surgem todos os dias, e sim algo que faz parte de um escopo maior, pois tecnologia é o meio e não o fim, tecnologia é o ferramental que por muitas vezes viabiliza a entrega do projeto, que viabiliza a inovação que foi concebida por um time de pessoas incríveis capazes de aprender, reaprender uma com as outras, combinar e gerar ideias que por sua vez, buscam atender melhor às necessidades dos nossos clientes e por fim gerar um melhor resultado para a organização.


CONEXÃO é a palavra-chave. Estratégia e alinhamento são essenciais.

Pessoas são quem fazem a mágica acontecer e lembre-se! Não se trata de implantar uma nova tecnologia por tecnologia e sim de priorizar tecnologias que viabilizam melhores resultados para o seu cliente e para o seu negócio. Estamos falando aqui em percorrer uma maratona e não de um corrida de 100 metros, então a muito trabalho a ser feito. Disciplina e atitude mudam tudo!

Pense nisso!

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