Como Aumentar a Produtividade e Gerar Melhores Resultados Utilizando Tecnologias RPA (Automação Robó


O Que é RPA Automação Robótica de Processos?

Automação Robótica de Processos, ou apenas RPA, já é realidade e continua sendo uma das maiores tendências em tecnologia para os próximos anos e cada vez mais empresas no mundo todo estão em busca de tornar suas operações mais eficientes, ágeis e rentáveis. Com isso, como podemos alcançar estes resultados? Não há uma fórmula mágica e muito menos uma receita de bolo para simplesmente aplicá-la em sua organização, porém, automatizar processos vem se demonstrando ao longo dos anos uma estratégia promissora e comprovada para viabilizar estes objetivos.

RPA é um conjunto de tecnologias que torna possível que um robô seja criado via software para replicar tarefas feitas por pessoas utilizando computadores. Com a adoção de tecnologias RPA, empresas podem transferir atividades manuais, repetitivas e de baixo valor agregado para serem executadas por robôs e redirecionar colaboradores para outras tarefas de mais auto nível como: planejamento, atendimento ao cliente, execução de tarefas estratégicas e atividades que agregam valor direto para o cliente, por sua vez, possibilitando a redução de custos operacionais e aumentando a receita por colaborador.

O foco aqui é como automatizar tarefas executadas em um ambiente digital em que pessoas utilizam computadores e não em tarefas onde um colaborador pega uma caixa de um caminhão para descarrega-lo e leva esta mesma caixa para um depósito. Sim! Isso é um trabalho manual, mas não envolve um ambiente digital, o que se faz com RPA é automatizar processos que são executados com a utilização de computadores e sistemas, parece óbvio? Mas não é! É muito comum em palestras e eventos sobre RPA ter pessoas com a expectativa de ouvir algo sobre robôs executando estes tipos de atividades. Portanto, compreenda RPA não é isso! E sim, automatizar processos/ rotinas operacionais que são executadas utilizando computadores.

O que pode ser automatizado com RPA?

Como mencionado anteriormente que RPA é um robô criado via software e, que por sua vez, imita as operações feitas por um ser humano em um determinado sistema, pois bem, que tarefas seriam essas? Tarefas como ler e extrair informações de um e-mail ou um arquivo pdf, fazer o login em sistemas e demais aplicações, preencher um ou mais formulários, cadastrar notas fiscais, fornecedores, emitir notas, guias de pagamento, realizar conciliações, recuperar algum tipo de informação em um banco de dados, realizar cálculos, tomar decisões if/else (se/então) e assim por diante.

Portanto, qualquer empresa que utilize mão-de-obra em larga escala para realizar atividades manuais, repetitivas e de alto volume utilizando computadores, aumentará sua capacidade e economizará tempo e dinheiro com software de automação robótica. RPA fornece melhorias significativas na precisão e redução do tempo necessário para conclusão de tarefas, aumentando a produtividade e viabilizando rotinas operacionais mais ágeis, enquanto eleva a natureza do trabalho, permitindo que pessoas deixem de realizar tarefas repetitivas, manuais e cansativas, que muitas vezes, são obrigatórios para uma próxima etapa do processo, mas não agregam valor direto ao cliente final e podem muito bem ser automatizadas com uma solução de RPA.

Por que uma empresa investiria em RPA?

Automação Robótica de Processos é a solução para todos os problemas de uma empresa? Com certeza não! Estamos falando aqui de uma solução que permite automatizar tarefas repetitivas em processos que podem ser descritos como uma receita de bolo, ou seja, possuem um passo a passo bem definido e com regras de negócio bem claras e objetivas! Sendo assim, por que uma empresa investiria em automação robótica de processos? Você já ouviu falar naquela frase? “Precisamos ser mais efetivos, ou seja, sermos mais eficazes e eficientes! ” Á vista disso, vamos fazer um breve alinhamento e entendermos que eficaz é atingir o objetivo proposto e eficiente é com a melhor utilização dos recursos disponíveis. Portanto, que tal dar início a está jornada que vai da automação de atividades manuais e repetitivas a uma melhor receita por colaborador. Vamos discutir um pouco sobre algumas razões do porquê esta tecnologia pode nos ajudar a melhor correlacionar estas duas varieis eficiência e eficácia, nos ajudando a fazer a coisa certa com melhor relação custo benefício e gerando uma melhor lucratividade para as empresas.

Com RPA você economiza tempo e dinheiro e estas são as duas palavrinhas mágicas, pois para uma empresa que precisa se manter, precisa dar lucro, precisa dar respostas para o mercado e para os seus investidores, poder economizar tempo e reduzir custos com certeza é algo que todos buscam. A automação robótica de processos tem exatamente estes dois objetivos, por isso que RPA cresce cada vez mais no mercado e segundo o Gartner, uma empresa de consultoria americana de tecnologia e gestão, foram investidos mais de 846 milhões de dólares em 2018. Já para o ano de 2019, esperava-se um investimento total ao redor do globo de cerca de 1,3 bilhões de dólares e em 2020 a adoção de tecnologias RPA continua crescendo no mundo inteiro.

O retorno sobre o investimento em RPA é tangível. Imagine que uma empresa tenha vários sistemas para realizar o cadastro de notas fiscais, emissão de pagamentos, contas a pagar, contabilidade e uma série de outras coisas. Provavelmente várias pessoas estão envolvidas neste fluxo de trabalho, alguém recebe a nota, cadastra no sistema, depois alguém tem que aprovar, alguém revisa, a informação vai para o financeiro, vai para contabilidade até chegar na última etapa do processo. E se tudo isso pudesse ser automatizado? Utilizando pessoas é muito difícil, pois seria necessário que uma pessoa tivesse o conhecimento de todas as áreas envolvidas nesta rotina de trabalho o que praticamente não acontece em um ambiente corporativo. Com RPA tudo isso seria diferente, porque o robô de software vai fazer aquilo que ele for programado para fazer, não importa se é cadastrar uma nota fiscal, emitir um pagamento ou baixar na contabilidade.

RPA é altamente escalável, e isso significa dizer que, a medida que a sua demanda de processos automatizados for aumentando, você também pode crescer rapidamente o número de robôs. Uma empresa pode começar com poucos robôs e automatizar dez processos e rapidamente passar para vinte, trinta ou mais conforme sua necessidade, gerando uma maior disponibilidade operacional, pois o robô não vai parar para ver redes sociais, tomar um café, não vai se atrasar, tirar férias dentre outros. O robô não teria estes contratempos e pode funcionar durante a noite, durante o dia, na hora do almoço, no feriado, no fim de semana, ou seja, 365 dias por ano, 7 dias por semana e 24 horas por dia e isso com certeza reduz custos operacionais.

Do ponto de vista profissional, por que investir em uma carreira RPA?

RPA está em alta demanda de profissionais qualificados, por conta disso, os profissionais que compreenderem a importância do RPA e consigam transitar bem entre a área de negócio e a área de tecnologia estarão um passo à frente para uma excelente oportunidade profissional.

Todas ás áreas que possuem processos com atividades repetitivas e com grande volume de execução são excelentes candidatas a receberem automação robótica de processos, por tanto, a demanda por profissionais vai aumentar. Então, aí está uma ótima oportunidade para você investir em RPA, sendo ela uma carreira como consultor ou trabalhando como funcionário de uma empresa ajudando às áreas de negócios a automatizar suas rotinas operacionais e ser o responsável por administrar os robôs, executar atividades de configuração, implementação e de monitoramento e controle.


Erimateia Lima, https://www.linkedin.com/in/erimateialima/ trabalha com tecnologia a mais de dez anos, é Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá, Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos e Processos pela Universidade Farias Brito, participou do PDD - Programa de Desenvolvimento de Dirigentes em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. É certificado pela UiPath atualmente um dos maiores fornecedores de tecnologias RPA no mundo como RPA Developer Advanced e, também é certificado em tecnologias Microsoft e nas melhores práticas de mercado para Governança e Gerenciamento de Serviços de TI.





23 visualizações0 comentário