Burocracias contábeis: 05 coisas que você tem que manter em dias

Uma decorrência da falha de comunicação entre os negócios e sua contabilidade é o prejuízo ao trabalho burocrático do setor.


A gestão contábil em uma empresa deve priorizar efetuar os seus afazeres, sempre focando na máxima perfeição de seu trabalho de base.


Afinal, a base sustenta o todo. E onde surgem esses desafios para os contadores?


Entenda os cinco principais vetores que contribuem para a fluidez do serviço empresarial tendo em vista nas atribuições contabilistas.


1 - Manter a folha de pagamento sob controle


A folha se liga diretamente à lucratividade da empresa e às obrigações com o governo. Basta uma informação ausente para que o problema apareça. Lembre-se: ela não trata somente da remuneração dos funcionários, mas também de outras atividades propiciadas pelo setor pessoal.


2 - Tecnologia para gerenciar os registros contábeis


A não adoção de tecnologia para otimização da gestão contábil pode fazer com que profissionais tenham dificuldades em gerenciar os registros contábeis partindo de informações erradas. E isso pode se agravar bastante se a empresa não adotar tecnologias de informação na gestão contábil. A união tecnologia + profissional contábil é como uma “arma secreta”.


3 - Fiscalizar o fluxo de caixa


Apesar de essa ser uma função muito apreciada pelo empresário, a gestão contábil também tem dificuldades em controlar o fluxo de caixa da empresa. Isso acontece porque, independentemente do porte do negócio, o gestor quer somente o sucesso empresarial, sem se comprometer de fato com o processo, até que este logre. Os contadores precisam conhecer a fundo todas as informações (e ações) tomadas em relação ao dinheiro do negócio. Se há retirada ou entrada sem anotação, o trabalho fica muito complicado.


4 - Aspectos tributários


A falha de comunicação do empresário com o setor contábil pode ocasionar uma opção errada pelo regime tributário. Muitas empresas, mesmo com profissionais capacitados na contabilidade, adotam um regime tributário desfavorável. Pagar mais tributos do que o necessário, no contexto atual, é desastroso. Se a empresa mantém informações desencontradas, desatualizadas e erradas, é difícil esperar que a gestão contábil consiga adotar ações assertivas.


5 - Cumprir corretamente a demanda do eSocial


Atualizar as informações ajudará na agilidade dos trâmites. Assim como há dificuldades em manter a folha de pagamento sob controle, a gestão contábil também enfrentará um desafio para cumprir as demandas do eSocial. São inúmeras declarações e guias que foram concentradas no sistema, mas a informação precisa chegar lá para que se tenha fluidez no negócio.


Conte com nossos especialistas.


Telefone: (85) 3208-2700 / e-mail: controller@controller-rnc.com.br

7 visualizações0 comentário

Precisa de ajuda? Consulte nossos especialistas de plantão via whatsapp.

  • Branca ícone do YouTube
92 - Logotipo.png