A Contabilidade estratégica e suas vantagens para o seu negócio

Se você veio até aqui, provavelmente está buscando por melhorias no seu ambiente empresarial.


E é exatamente o que a contabilidade estratégica faz. Ela é o caminho e se desenvolve por intermédio do setor contábil em todos os processos gerenciais da empresa, distribuindo o seu conhecimento sobre o assunto com os demais setores e favorecendo o desenvolvimento deles.


Ela possibilita um melhor controle dos processos contábeis e diminui os problemas relacionados à burocracia.


Confira os sete benefícios da contabilidade estratégica para o crescimento da sua empresa.


1. Diálogo entre os setores


A essência da contabilidade estratégica está na comunicação entre os diferentes setores da companhia. A procura por uma melhoria nos resultados, por meio deste conceito, tem como base as informações precisas e detalhadas sobre o negócio e seu funcionamento.

Quanto maior a percepção a respeito dos objetivos de cada setor, mais fácil se torna a tomada de decisões.


2. Acompanhamento dos resultados


A fluidez no diálogo entre os setores da empresa possibilita um maior controle sobre os processos, problemas e vantagens nela existentes. Desta forma, há um acompanhamento detalhado de resultados, que será essencial para alcançar bons números.


3. Vasta perspectiva do negócio


Ter visão ampla do negócio viabiliza uma análise concreta das atividades e dados financeiros, de forma que os objetivos futuros sejam conquistados com mais facilidade.


4. Melhor gestão financeira


A contabilidade estratégica contribui para a redução de gastos, utilizando um diagnóstico de despesas e análise de prováveis desperdícios. O foco deixa de ser apenas os gastos em geral e passa a considerar, também, fatores externos, como a inflação.


Além disso, ela se utiliza de materiais sobre a tesouraria, cruzando dados e informações úteis sobre receitas e despesas, bem como a captação de novas fontes de entradas. Dessa forma, haverá uma conexão entre os setores, como por exemplo, financeiro, administrativo e de vendas.


5. Apoio para tomada de decisões


O upgrade nos processos utilizados pela organização se torna cada vez mais fundamental para auxiliar na tomada de decisões dos gestores. Esta decisão nem sempre é simples e qualquer falha pode trazer diversas consequências. Por isso, a contabilidade é uma aliada neste processo.


A amplitude das informações obtidas com a utilização da contabilidade estratégica traz mais segurança e agilidade, a partir do conhecimento das necessidades reais da empresa.


6. Vantagem competitiva


Conhecer a concorrência é um ponto chave para se destacar no mercado. A contabilidade estratégica permite a identificação dos seus pontos fracos e cria caminhos para vencê-los. Com o devido planejamento, pode-se conquistar a preferência dos clientes, além de otimizar o crescimento da empresa por inteiro.


Nesse ponto, é importante lembrar que a contabilidade estratégica influencia, inclusive, na precificação. Com as informações de contabilidade interligadas a outros setores, as empresas estão cada vez mais capazes de competir com mercados mais avançados tecnologicamente e que possuem melhores isenções fiscais.


7. Expansão do negócio


Como já falamos, o gerenciamento da competitividade pode resultar no crescimento da empresa. A execução correta de coleta, o registro e a análise de informações buscadas pela contabilidade estratégica levam a um bom funcionamento e desenvolvimento das atividades empresariais.


Com esses dados, a empresa poderá manter a competitividade, bater as metas e conseguir novos clientes.


O crescimento, portanto, será de forma natural e eficiente.


2 visualizações

Precisa de ajuda? Consulte nossos especialistas de plantão via whatsapp.

  • Branca ícone do YouTube
92 - Logotipo.png